O que é a Permacultura?
Quando foi cunhado em 1978 pelos autralianos Bill Mollison e David Holmgren, o termo Permacultura referia-se à contração dos termos Permanente com Agricultura. Com os desenvolvimentos posteriores o conceito expandiu o seu âmbito, tendo a palavra Agricultura sido progressivamente substituida por Cultura.
Atualmente existem várias formas de definir a Permacultura, sendo mais ou menos unânimes aquelas que a definem como um método holístico de planeamento e manutenção dos diversos sistemas que possibilitam a existência de vida humana de forma ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável.
Tal implica sistemas agrícolas estáveis e equilibrados, comunidades auto-suficientes e sem (ou reduzido ao mínimo) impacto ambiental.
A Permacultura não utiliza em exclusivo métodos novos nem "reinventa a roda", mas sim um retorno a práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza como um todo.
É também considerada um ramo da ciência que conjuga o design, a ecologia, a engenharia, a arquitetura, a agricultura, entre outras ciências para criar sistemas agrícolas auto-sustentáveis, modelados a partir dos ecosistemas naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário